quinta-feira, 5 de maio de 2011

Receita de fios de ovos facim facim

FIOS DE OVOS
Receita sem mistério 
Mas precisa de paciência e delicadeza
Receita para 700gr de fios de ovos
Ingredientes
36 gemas (ao separar a gema da clara retire bem a clara da gema não deixe resíduos de clara)
1kg açúcar
1l água
1 /2 colher (café) essência de baunilha

Modo de fazer:
Em uma panela com abertura grande, coloque a água e o açúcar misture bem, leve ao fogo baixo, sem ficar mexendo.
Deixe assim até ficar toda coberta de bolhas.(deixe cozinhar bem, até esta calda ficar levemente grossa) . Acrescente agora a essência de baunilha.
Em outro vasilhame, misture suavemente as gemas, deixe escorrer na peneira, com calma sem mexer, cuidando para que a película do ovo não escorra junto, (essa pelezinha da gema que dá um sabor forte de gema crua).
Coloque esta mistura em um funil próprio para fios de ovos (tem nas lojinhas de R$1,99)
 Delicadamente e sempre numa altura de no máximo 4 cm da calda, deixe as gemas escorrerem pelos buraquinhos do funil, sempre em movimentos circulares. Não faça muito de cada vez, para não ficar embolado. O fogo é sempre no mínimo.
Deixe na calda por mais ou menos 30 a 40 segundos, retire com uma espumadeira e um garfo e coloque em uma peneira, imediatamente borrife água bem gelada (para interromper o cozimento), caso não tenha um borrifador (tem nas lojas de R$1,99) pode ser com as mãos, respingue algumas gotinhas de água bem gelada.
Se a calda começar a engrossar muito, vá adicionando aos poucos um pouco mais de água fria (a calda não pode ficar muito grossa, pois os fios de ovos vão ficar enroladinhos e não com fios lisos e compridos).Faça essa operação várias vezes.
Se os fios de ovos estão muito fininhos faça mais devagar, se estiverem dando bolinhas talvez a calda precise ficar mais tempo até engrossar mais, se a gema não quer sair pelos furinhos, pode ser que tem pouca gema no recipiente, precisa ter o funil sempre com uma boa quantidade de gema, aos poucos você vai pegando o jeito. 
No final quando terminou tudo, adicione um pouco da calda fria(pouco) nos fio de ovos para deixá-los um pouco mais molhadinhos e adocicados, dando um brilho especial, (o resto de  calda que sobrar pode ser guardada na geladeira para ser usada posteriormente, (dizem que a calda fica ainda melhor para fazer novamente mais fios de ovos).
Os fios de ovos podem ser guardados  por até 3 dias na geladeira 
(mas é difícil acontecer... pois ninguém resiste a esta delícia...)

Agora é com você, decore seus pratos salgados, suas tortas, seus docinhos, ou 
acompanhado de ameixas pretas em calda (pode usar a mesma calda para as ameixas).

É infinitamente melhor que os fios de ovos comprados nas confeitarias.
Acabei de fazer, foi uma experiência e tanto tirar a fotos e fazer ao mesmo tempo, a foto com o funil foi o Luiz Eduardo que fez, afinal só se eu tivesse três mãos .... Mas valeu o esforço... 



 

3 comentários: