Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Waffle Crocante minha especialidade....

Sempre gostei de fazer waffle, mas agora com estas maquininhas modernas facilitou muito, nada de sujeira, tudo muito prático e rápido. Desde pequena esta sempre foi uma das minhas especialidades... Então vou repassar as receitas que mais deram certo... E que todos aprovam.  São 3 receitas, duas doces e uma salgada que parece com pão de queijo crocante. Você pode servir com calda de chocolate, caramelo ou sorvete, fica bom de qualquer jeito até sozinho.


WAFFLE CROCANTE FEITO COM CERVEJA....
(Precisa ser servido assim que for saindo da maquinhinha para estar crocante).
250ml cerveja
250 ml de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) açúcar (pode acrescentar mais uma colher se quiser mais adocicado)
1 pitada de sal
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó(fermento de bolo)
Farinha de trigo ate dar o ponto. (mais ou menos uma xícara e meia)


A quantidade de farinha pode variar, mas é mais ou menos esta quantidade.
Junte os ovos a cerveja, leite,açúcar e o sal e bata bem no liquidificador
 adicione a farinha aos poucos até dar o ponto, 
no final adicione o fermento em pó.

A consistência da massa é bem líquida como na fotografia
Para não sujar e transbordar, coloque pouca massa, pois vai crescer
e preencher os espaços.
Deixe assar bem, 


O waffle fica bem crocante e leve, 
e deve ser servido imediatamente após sair da maquininha. 

WAFFLES   SUPER  CROCANTES
COM GOSTO DE PÃO DE QUEIJO
4 ovos
500g de polvilho doce
2 colheres de sopa de polvilho azedo
leite até dar o ponto
sal
2 xícaras de (chá) de queijo mussarela
2 colheres de sopa de queijo parmesão
Junte todos ingredientes e bata no liquidificador. O ponto certo é uma massa bem líquida, Se ao fazer ela for engrossando (por causa do polvilho) acrescente um pouco mais de leite.

Se sobrar para o outro dia (difícil de acontecer) é só esquentar de novo na maquininha que fica crocante de novo. Coloque pouca massa na maquininha pois cresce muito!

WAFFLES DOCE (o waffle da foto) 
(este é o meu preferido)
1 xícara amido de milho (maizena)
3/4 xícara de farinha trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de açúcar
Sal
2 ovos
1 xícara de leite
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colherinha (café) de essência de baunilha

Waffle amanteigado..Uma delícia!!!!

Modo de fazer:
Misture todo os ingredientes e bata bem no liquidificador. O ponto é um pouco mais líquido que a massa de bolo.

Minha maquina de waffle é da Britânia (Gloden Waffle 2) e pode ser encontrada nas lojas da internet e nas Lojas Taqi. Eu aprovo e recomendo.

22 comentários:

  1. Olá Zelia, o com cerveja, qual tipo de cerveja vc usa, pode ser qualquer uma?
    e ele fica com algum gosto de cerveja, ou so deixa mais crocante o waffle ( que é o que estou querendo)

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, eu uso qualquer cerveja, não fica o gosto... mas uma dica importante é que a massa deve ser bem fina, tipo massa de bolo pra mais fina ainda ... E precisa servir assim que tira da maquininha fica uma delícia... Eu gosto de servir com sorvete..Ou calda de chocolate...Fica um waffle leve e crocante.. a outra receita de waffle com manteiga fica mais tipo massa de bolo. Espero que de certo, qualquer coisa me passa e-mail ok....

      Excluir
  2. Nossa!!Amei a receita com cerveja!Ficou exatamente como eu queria!!Fazendo até barulho de tão chocante!!Obrigada e parabéns!! Bjo! Luana

    ResponderExcluir
  3. Zélia,boa tarde!!Vim apenas para agradecer!Adoreia sua receita de wafle com cerveja!Ficou, realmente, muito chocante!Gostei demais!!Era o que eu estava procurando!Parabens! Bjo... Luana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que aprovou...Aqui em casa é sucesso garantido ainda mais neste friozinho!!!! Um abraço!!!

      Excluir
  4. oi Zélia, tudo bem??Vim pedir um socorro...não sei o que fiz de errado, mas meu waffle de cerveja não deu nada certo...fiz a massa e quando coloquei no meu aparelho transbordou tudo e queimou o que ficou na máquina...um horror, fiquei um tempão limpando...transbordou tudo...pq será? o que fiz de errado...fiquei super triste...bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi atualizei a postagem do waffle fiz um passo a passo, espero ter facilitado. Obs. O waffle não deve sujar nada, tente colocar menos massa, pois ao esquentar vai crescer e preencher os espaços. Espero ter ajudado. Um abraço, e boa sorte!

      Excluir
  5. Olá Zelia!!!!
    Gostaria de saber mais ou menos qual é a quantidade de farinha e como é o ponto?

    ResponderExcluir
  6. Oi Zélia o ponto que você fala seria de uma massa de panqueca? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle atualizei a postagem do waffle e fiz um passo a passo, espero ter facilitado.

      Excluir
  7. A quantidade de farinha depende um pouco de cada região, e da qualidade da farinha, mas o ponto certo para cada receita é um pouco diferente. A receita de waffle tipo pão de queijo, é mais fina, e como o polvilho vai absorvendo o líquido com o tempo se demorar para fazer precisa adicionar mais leite. Na receita de cerveja a consistência também é fina, não chega a ser como a de panqueca, pode ser um pouco mais grossa,(só um pouco) mas não tanto como a massa de bolo. Eu sugiro de fazer fina e ir experimentando e engrossando aos poucos até achar o ponto certo. O waffle deve ficar bem leve e crocante e servido assim que sair da maquininha, fica realmente bem crocante e leve. O waffle da receita doce amanteigado tem a consistência de massa de bolo.

    ResponderExcluir
  8. Zelia, muito obrigada pelo retorno, mas é que eu não tenho muita experiencia em cozinhar, para a receita com cerveja você acha que a medida de um copo americano (peq) seria razoável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei a postagem e fiz um passo a passo, espero ter facilitado...boa sorte!

      Excluir
  9. Olá Zelia!

    Nossa ficou ótimo essa atualização, já vou fazer no final de semana e venho aqui contar como ficou.....obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Oi Zélia!

    Nunca fiz waffle, mas adoro e estou louca pra experimentar sua receita, depois conto como ficou. Me disseram que a massa deve ser colocada com a máquina quente. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza a maquininha deve estar quente antes de colocar a massa. Antes de colocar a primeira massa de waffle, unte levemente a forma com manteiga. Como você está começando, na primeira vez comece colocando pouca massa de cada vez, até pegar o jeitinho, pois a massa não deve transbordar para os lados. Boa sorte e sucesso!!!Agora a receita que aqui em casa esta fazendo o maior sucesso (e em toda família) é o sorvete de morango *ou uva) feito de gelatina...Uma delícia e fácil de fazer...E uma noa opção para servir como acompanhamento. Tem a receita no blog veja em receitas doces.

      Excluir
  11. olá,fiz o waffle de cerveja e coloquei certinho na maquina ele ficou lindo mas ficou igual a panqueca,mole....o que será que deu errado?

    ResponderExcluir
  12. Não desiste, pois depois que acertar vai adorar... Comece com uma massa mais líquida e va acrescentando aos poucos a farinha até achar o ponto. A maquininha deve estar bem quente.

    ResponderExcluir
  13. O waffle doce é sensacional! Já testei várias receitas, mas a sua é imbatível. Comi uns 4 de uma só vez. Até bateu um remorso. Fiz com manteiga mesmo, mas será que dá pra fazer com margarina também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo que bom que experimentou e gostou! Nunca fiz com margarina, sempre tive preferência pela manteiga pelo sabor inigualável, mas nada impede de você testar com a margarina, acho que deve dar certo mas com certeza muda um pouco o sabor, depois me conta como ficou ok?

      Excluir
  14. Oi, estou louca pra testar a receita doce, mas estou com medo de ficar com gosto de maizena... É uma xícara mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Sim mas se quiser pode fazer com menos...

    ResponderExcluir